terça-feira, 23 de julho de 2013

PARQUE ESTADUAL DE IBITIPOCA - MG parte 1 (trilhas e grutas)


Municípios(s) de abrangência
Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca

Portaria
A portaria está localizada a 3km do Distrito de Conceição do Ibitipoca, Município de Lima Duarte.

OBS: Em Conceição de Ibitipoca não há posto de gasolina. Abasteça em Lima Duarte. De Conceição de Ibitipoca até a entrada do Parque Estadual são três quilômetros.

Distâncias: (relativas ao município de Lima Duarte)

Belo Horizonte - 340Km
Rio de Janeiro - 260Km
São Paulo - 488Km
Juiz de Fora - 52Km
Bertioga - Conc. Ibitipoca - 45Km
Campanha - 219Km

Infraestrutura
Interna
A infra-estrutura de apoio aos visitantes do Parque Estadual do Ibitipoca é constituída de portaria, estacionamento, área de camping, lanchonete, centro de visitantes, anfiteatro e posto da Polícia Florestal.
O estacionamento está situado próximo à entrada para a área do camping, a 1,6 km da portaria. Possui capacidade para 30 carros. Em feriados prolongados só é permitida a entrada de veículos de campistas ou veículos com crianças pequenas, pessoas idosas e com problemas físicos.
A área de camping possui capacidade para 10 barracas de segunda a sexta-feira, não ultrapassando 30 pessoas, e 15 barracas não ultrapassando 45 pessoas, aos sábados, domingos e feriados. A área possui vestiários, sanitários e lavatórios. As reservas para o camping são feitas na Administração do Parque, por telefone, com antecedência de 30 dias. 
Telefone: (32) 3281-1101.

Entorno
A infra-estrutura de pousadas e restaurantes pode ser encontrada no distrito de Conceição do Ibitipoca, mas serviços com hospitais, postos de gasolina só podem ser encontrados em Lima Duarte. O sinal de telefonia celular é deficiente na área do parque.

Horário de funcionamento
Diariamente, das 7h às 18h. 
De segunda a sexta, o número de visitantes é limitado a 300 pessoas. Aos sábados, domingos e feriados o número de visitantes é de 800 pessoas.

Área
1.488 ha

Criação
Lei nº 6.126, de 04 de junho de 1973.

Objetivos
Campos rupestres, uma área de mata ombrófila, conhecida por mata grande, e uma rica fauna são os grandes objetos de preservação do Parque Estadual do Ibitipoca. Já foram identificadas 210 espécies de aves e 663 espécies de plantas.

Descrição
Um verdadeiro paraíso ecológico situado na Zona da Mata Mineira em um dos pontos mais altos da Mantiqueira, o Ibitipoca é um dos mais belos parques de Minas. O nome, de origem indígena, significa “serra fendida”. As formações em quartzito conjugadas com os campos de altitude formam um ecossistema especial que chamou a atenção do botânico francês Auguste Saint-Hilaire em 1822, quando fez preciosos registros.
Os atrativos do Parque são mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. A flora é um atrativo à parte, predominando as orquídeas, bromélias, candeias, liquens e samambaias. Uma espécie de líquen verde conhecido como as “barbas-de-velho” que cai dos galhos das árvores proporciona uma paisagem incomum.

Relevo
O Parque fica no alto da Serra do Ibitipoca, extensão da Serra da Mantiqueira, e é divisor das águas das bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. O terreno montanhoso é constituído por vales, morros e pontes naturais com grutas em formação de 100 a 600 metros de profundidade. A altitude atinge o seu ponto máximo no Pico do Pião, com seus 1.762 m.
São conhecidas no Ibitipoca 15 grutas quartzíticas, que formam um ecossistema muito delicado. Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta das Bromélias é a segunda maior caverna de formação quartzífera do mundo, com 2,8 mil metros de extensão.

Clima
Os meses de outubro a janeiro se apresentam com chuvas intensas e descargas elétricas. De fevereiro a maio, o tempo se apresenta limpo, com temperaturas agradáveis, enquanto que os meses de junho a setembro apresentam-se com baixo índice pluviométrico, temperaturas amenas, às vezes com baixa umidade do ar e riscos de incêndio. No inverno, a temperatura pode chegar a 0ºC e no verão a 36ºC

Vegetação
Bromélias, orquídeas, sempre-vivas, liquens, quaresmeiras, candeias são algumas das espécies mais comuns. A Boca-de-Peixe, o líquen Cladonia ibitipocae, o cacto Anthocereus Melaneus e a bromélia Wittrockia Ibitipocensis são endêmicos.
O líquen típico do parque é popularmente conhecido como barba-de-velho, que dá a mata um aspecto muito especial de “floresta encantada”.

Fauna
O Ibitipoca é um refúgio para muitos animais, alguns, inclusive, ameaçados de extinção. Cerca de 210 espécies de aves vivem na área do parque, dividindo espaço com a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o porco-do-mato, a paca, o coelho-do-mato. Os macacos formam um capítulo à parte com o monocarvoeiro (o maior das Américas), o mico-estrela, o macaco-prego, suás e outros, além da Hyla ibitipoca, uma perereca descoberta no parque.

Órgão responsável pelo parque
Instituto Estadual de Floresta
Telefones: (31) 3915-1752 / 3915-1507
 

O que ver e fazer
O Parque tem uma ótima oferta de belos e agradabilíssimos atrativos para os visitantes. Os atrativos podem ser divididos em três roteiros que podem ser feitos em um dia cada um.

Roteiro das Águas
É o mais fácil dos três roteiros e possui uma variedade de atrações como o Lago dos Espelhos, a Prainha, a Ponte de Pedra e a Cachoeira dos Macacos.

Prainha
Com águas límpidas e geladas do Rio do Salto, a Prainha é um atrativo bem próximo ao camping. Deve-se tomar cuidado com alguns poços devido à profundidade. Não muito distante da Prainha, está o Lago dos Espelhos. Com águas límpidas que refletem a  luz do sol, o lago é uma opção para ótimos momentos de lazer.

Ponte de Pedra
De lá, tem-se uma paisagem especial, um imenso túnel que foi escavado pela forças das águas.

Lago das Miragens 
Segundo uma lenda local, pode-se ver no fundo do lago um casal de índios que morreram de mãos dadas. Dois guerreiros lutavam pelo amor de uma índia. O guerreiro derrotado era o preferido da índia. Esta, inconformada com a perda do amado, decidiu que ficaria com ele para sempre no fundo do lago. 

Roteiro Janela do Céu
É o mais longo roteiro, mas, nem por isso desanima o visitante. A Janela do Céu, apesar de ser o mais distante atrativo, é o mais procurado. É uma queda de 20 m do Rio vermelho. São cerca de quatro horas de caminhada para esse fabuloso mirante natural, como diz o próprio nome.

No caminho para a Janela do Céu, tem-se acesso à Gruta das Bromélias, à Gruta dos Fugitivos, à Gruta dos Três Arcos e à Gruta dos Moreiras.

Gruta das Bromélias
Seguindo por uma trilha cheia de bromélias chega-se a essa bela gruta. A luz do sol que entra através de uma clarabóia natural logo na entrada da gruta já causa um admirável efeito. Ao alto desta abertura, as bromélias ocupam todo espaço. Outra clarabóia está no Salão dos Anjos a 800 m da entrada. Esta abertura tem 13 m de diâmetro e está a 18 m do piso. Devido a esta luminosidade, várias plantas crescem dentro da gruta. Hoje, devido ao número de visitantes e à fragilidade das formações quartzíticas, já começam a ocorrer desmoronamentos que estão destruindo a vegetação e provocando o assoreamento do rio.

Roteiro do Pico do Pião
A Gruta do Monjolinho, a Gruta do Pião, o Pico do Pião, a Ruína da Capela, e a Gruta dos Viajantes fazem a atração deste roteiro. Também existe a opção da trilha para a Lagoa Seca após a Gruta do Monjolinho.

Ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra
A primeira missa celebrada no Pico do Pião aconteceu em 1925. Em agosto de 1932, o bispado de Juiz de Fora inaugurou a capela em homenagem a Bom Jesus. O intuito era consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Anos mais tarde, após uma ação judicial, o Estado ganhou na justiça a posse das terras. A capela ficou abandonada e a imagem de Bom Jesus foi levada para o Arraial do Mogol. Tempestades e raios acabaram por destruir a modesta capela abandonada já há muito tempo. A mesa do altar foi a única peça que restou da construção.

Com 1.784 m de altitude, o Pico da Lambada ou do Ibitipoca oferece uma vista panorâmica inigualável, assim como o mirante natural, Janela do Céu, atrativo procurado pelos turistas apesar de certa dificuldade para alcançá-lo. 































































































































































































































































































































































Nenhum comentário: